Paris e seus arrondissements

0
Paris é dividida em regiões, ou bairros, que são os arrondissements – 20, no total. Observe o  mapa e veja que começam no 1º, bem no meio da cidade, e se “desenrolam” numa espiral até a periferia, no sentido do relógio. O centro de tudo é o Museu do Louvre.
Portanto, os números mais baixos correspondem a arrondissements mais centrais e números maiores aos mais distantes do centro. São 9 à direita do Sena e 3 na margem esquerda – Rive Gauche e Rive Droit.
Cada arrondissement é subdividido em quatro bairros quartiers, ou seja, quatro partes – noroeste, nordeste, sudoeste e sudeste.

Segue um breve resumo dos arrondissements:

1er arrondissement, Louvre   As principais atrações são o Museu do Louvre, o Museu de l’Orangerie, Place Vendôme, Jardim de Tuilleries e a Rue de Rivoli. ADORO a Paris que aqui vejo!

2ème arrondissement, Bourse – É o menor arrondissement da cidade de Paris.

3ème arrondissement, Temple – Junto com o 4ème formam o Le Marais, bairro onde tem de tudo - prédios medievais, boutiques, bares para todo o tipo de gente, núcleo judeu, galerias de arte, lojas de decoração, jardins, enfim, tudo o que é de bom!

4ème arrondissement, L’Hôtel de Ville – A Catedral de Notre Dame está aqui, na Île de La Cité, a Place des Vosges, a mais antiga da cidade, o Hotel de Ville, construção renascentista onde funciona a câmara municipal, o Centro Georges Pompidou e muito mais.

5ème arrondissement, Panthéon – É o cenário dos livros de Sartre e Simone de Beauvoir, a Paris existencialista, o bairro dos filósofos – da Sorbonee, do Panthéon, da livraria Shakespeare and Company. Uma viagem ao passado!

6ème arrondissement, Luxembourg – O mítico Quartier Latin, bairro turístico, cuja principal atração é o Jardim do Luxemburgo.

7ème arrondissement, Palais Bourbon – É o bairro da Torre Eiffel e só isso bastaria, mas ainda tem o Hotel des Invalides, onde está enterrado Napoleão Bonaparte, o Museu d’Orsay e o Museu Rodin.

8ème arrondissement, l’Elysée – Aqui fica a famosa Champs Elysées, avenida que vai da Praça de la Concorde até o Arco do Triunfo. Um dos cartões postais da cidade!

9ème arrondissement, l’Opéra – Sua principal atração é o templo de consumo  Galeries Lafayette, mas não podemos deixar de mencionar a famosa Opéra National de Paris.

10ème arrondissement, l’Entrepôt  Aqui já é um quartier mais popular, com preços mais baixos e muita mistura, forte imigração de indianos, africanos, turcos e chineses. Esta mistura se intensifica ainda mais devido à presença de duas estações de trem, a Gare de l-Est e a Gare du Nord, de onde chegam e por onde partem milhares de turistas diariamente.

11ème arrondissement, Popincourt – Símbolo da Revolução Francesa, a Praça da Bastilha é, atualmente, um ponto de encontro em Paris, com muitos bares e restaurantes.
12 ème arrondissement, Reuilly  – Metade desse quartier é composto pelo Bois de Vincennes, um dos parques mais lindos de Paris.

13ème arrondissement, Gobelins  – O único com arranha-céus, um bairro moderno, de forte presença chinesa - destoa dos padrões parisienses.

14ème arrondissement, l’Observatoire – Aqui fica Montparnasse, com sua torre; as  catacumbas e o cemitério de Montparnasse.

15ème arrondissement, Vaugirard – Bairro residencial, afastado e caro, mas com inúmeros jardins e praças.

16ème arrondissement, Passy – Uma selva de pedras que encontra respiro no bosque Bois de Boulogne.  Aproveite a bela vista da torre Eiffel desde o Trocadéro .

17ème arrondissement, Batignolles-Monceaux  

18ème arrondissement, Buttle-Montmartre – Montmartre e a sua praça dos artistas além de diversos bares e restaurantes tipicamente franceses, a emocionante Basílica Sacre Coeur, o café da Amélie Poulain a Praça du Tertre, de um lado; do outro a Avenida de Clichy com o Moulin Rouge e dezenas de sex-shops, além do super interessante Museu do Sexo. Alguém se lembra da música Roxanne do The Police? Pois é, ela foi escrita para uma prostituta dessa região de Paris.

19ème arrondissement, Buttes-Chaumont  – A atração aqui são os parques Buttes Chaumont e o Parc de la Villette. A Place des Fêtes é um lindo conjunto de villas que vale o passeio.

20ème arrondissement, Ménilmontant  –A principal atração é o Cemitério du Père Lachaise, pegue um mapinha na entrada para achar os túmulos de Jim Morrison, Edith Piaf, Chopin, Oscar Wilde e tantos outros.

Impossível não se entregar a Paris!

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.