Guia Michelin

0

O Guia Michelin é um guia turístico publicado pela primeira vez em 1900 por André Michelin, um industrial francês co-fundador da Compagnie Générale des Établissements Michelin, fabricante de pneus mais conhecida como Michelin.

Com o propósito de ajudar os motoristas com a manutenção de seus carros, se tratava de uma compilação de informações sobre lugares onde ficar, comer, consertar o carro, trocar os pneus, enfim, um compêndio de dicas úteis que era distribuído gratuitamente nas oficinas até 1920. Nessa época, diversos outros guias grátis começaram a pipocar e o Michelin resolveu cobrar pelo seu, para mostrar credibilidade.
O sistema de estrelas foi adotado em 1926 e ajustado até a década de 30. O guia divide os restaurantes e hotéis em categorias, e está presente na maioria dos paises europeus e em muitos no mundo todo. O Guia é publicado em duas cores sendo que cada uma delas tem uma aplicação diferenciada.

Guia vermelho - É o guia de referencia de hotéis e restaurantes. Impresso com o máximo de segredo e com tiragem desconhecida, este guia é o mais respeitado do mundo e premia os melhores restaurantes classificando-os com estrelas (de 1 a 3) e que representam o sonho ou o pesadelo de qualquer chef. Ganhar uma estrela do guia significa a ascensão do restaurante e de seus chefs ao passo que perder uma delas pode levar até a uma tragédia como a do chef Bernard Loiseau que se suicidou em fevereiro de 2003, com um tiro na cabeça aos 52 anos, desesperado com o rumor de que seu estabelecimento perderia a classificação de "três estrelas" no Guia Michelin.

1* - significa que ele é muito bom dentro de sua categoria.
2* - representa uma cozinha excelente e vinhos de primeira classe.
3* - demonstra que a culinária é excepcional, as refeições soberbas, os vinhos de grandes safras e, juntando o serviço maravilhoso a isso, a experiência no local deve ser singular. Ou seja, é o que há de inusitado no mundo da gastronomia.

Agora, quando você ouvir de alguém: “Fui a um restaurante estrelado". Esta frase fará completo sentido. Receber uma ou mais estrelas do Guia Michelin também significa uma grande conquista para os restaurantes ou hotéis que as conquistam. Ter o nome de seu estabelecimento ao lado de uma estrela dentro do famoso guia é certamente uma realização para proprietários de hotéis e restaurantes.

Guia gourmand - É uma seleção dos restaurantes típicos de cada região da França.

Guia verde - É um guia turístico que se concentra no patrimônio natural e cultural por região. É publicado para todas as regiões da França e para a maior parte das regiões da Europa.

Guias práticos - São os guias para os viajantes individuais com informações mais objetivas incluindo as edições de bolso.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.