Guerra de Cores na Índia

0



No dia 5 de março a Índia celebrará a chegada da primavera com muitas cores. Para comemorar a chegada do bom tempo e de afugentar os maus espíritos, milhões de indianos de todas as idades vão às ruas para travar uma intensa batalha de água e pós multicoloridos (denominados gulal), exaltando uma rica mistura de cores e pessoas.
O Holi Festival, ou Festival das Cores, é uma tradição milenar na qual as pessoas se reúnem para uma enorme “guerra” de pós coloridos. Neste dia, as pessoas atiram tintas das mais diversas cores umas às outras, com muita bebida, comida e música. Essa brincadeira começa quando crianças atiram as tintas aos pais e irmãos sendo que, no final, todos estão completamente pintados e coloridos.

As cores utilizadas não são escolhidas aleatoriamente, elas devem transmitir alegria e desejos positivos. O amarelo que evoca piedade, o laranja que representa otimismo, o azul que simboliza a calma, o vermelho que é usado para o amor e a pureza, e o verde para a vitalidade, entre outras.
Antes de arremessar a água e o pó colorido, as pessoas cumprimentam-se dizendo “Holi Hai”.
Segundo as crenças locais, todas as pessoas que aceitam receber águas e os pós coloridos estão dispostas a ter uma vida alegre!


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.