No litoral sul da Bahia, entre Porto Seguro e Trancoso está este gracioso vilarejo. Arraial é outra "bossa", bem diferente da vizinha Porto Seguro.
Durante o dia, até as 4 da tarde, a pegada é curtir praia. As praias mais próximas são a do Mucugê e a da Pitinga, sendo esta última a minha eleita e que em breve terá um post só para ela.
Após a praia, aproveite para caminhar até o centro da vila e apreciar o belo mar azul desde o mirante da Igreja de Nossa Senhora d' Ajuda. Não deixe de procurar pela cocada assada (que é vendida em uma banquinha ao redor da praça), seguir pela Broadway e fazer algumas comprinhas de artesanato local e molho de pimenta - ah, tem também a pimenta defumada curtida - saborosa, porém super picante).
Continue o passeio pela badala da rua do Mucugê, uma rua de paralelepípedo repleta de centrinhos comerciais com lojinhas diferenciadas e muitos restaurantes que atendem a todo tipo de público e paladar.
Para sobremesa vai bem um sorvetinho...a sorveteria do Coelhinho, a Fiori di Latte e a Sumatra são algumas das opções. O melhor custo benefício é a Sumatra que serve em casquinha artesanal e oferece sabores inusitados como: pitanga, ferrero rocher, abacaxi ao vinho, ovomaltine, leite ninho, nata com goiabada e muitos outros. O custo de uma bola na casquinha é de R$ 3,50.
Caso precise de um supermercado, vá até o Cambuí que tem muitos produtos e boa variedade, o supermercado tem até diversas "frescurinhas alimentícias".
Veja abaixo um mapinha de 2010 da rua do Mucugê que ainda está bem atual.
Mais algumas dicas de Arraial:
- Poucos restaurantes abrem para almoço e aqueles que abrem no almoço, dificilmente estarão abertos para o jantar. Na baixa temporada, os restaurantes abrem em dias alternados e por volta das 4 da tarde. Mas o Restaurante Portinha está aberto diariamente e oferece um buffet delicioso que é cobrado por quilo.
- Prove o filé de peixe com molho de camarão do restaurante Delícias Baianas e seja servido pela simpatissíssima Conceição.
- Conheça a Creperia Miloca que oferce além de crepes, sanduíches e wraps com um sotaque levemente argentino.
- O que levar: artesanato local em madeira (cuias, garfinhos para petiscos, colheres...). Mas não deixe de conhecer a loja Terima Kasih que oferece uma infinidade de produtos asiáticos em um clima super zen, são peças de mobiliário, decoração, sapatos, toalhas de mesa, almofadas... um capítulo à parte!
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.