Dia do Nome: você sabia que essa comemoração existe?

0




Na Letônia essa comemoração existe e como a minha família veio de lá... sim, eu tenho 2 aniversários por ano.
O meu nome é composto Dafney Karline, isso mesmo Karline não é sobrenome e dia 12 de fevereiro é o dia da KARLINE.
Existe um calendário leto com aproximadamente mil nomes de pessoas e a cada dia o calendário celebra um ou mais nomes, sendo este o “dia do nome” (“vārda diena”, em leto).
No dia do seu nome, a pessoa é felicitada, recebe presentes, flores e pode-se preparar com comes e bebes para receber visitas que virão sem serem convidadas.



Os nomes masculinos mais populares são Jānis, seguido de Juris, Edgars, Kārlis e Aivars. Qualquer coincidência com os nomes da família, somos letos!
Os nomes femininos mais populares são Anna, Kristīne, Marija, Dace (olha aí o nome do meu Nicholas se ele fosse uma menininha, kkkkkk), Inga e Ilze.
A moda dos nomes próprios tende a alterar-se, surgindo novos nomes, enquanto os mais antigos e esquecidos poderão ainda reaparecer. Contudo, alguns nomes existentes há séculos continuam a resistir ao tempo: Kārlis, Ilze, Pēteris, Anna, Juris, etc.
A maioria dos nomes letos são variantes dos nomes cristãos europeus, enquanto que outros foram emprestados por povos vizinhos e, cerca de 10% são exclusivamente letos, como por exemplo Irbe, Sniedze, Viesturs, Dzintars, Auseklis. Uma boa parte dos nomes letões representam animais ou elementos da natureza, como âmbar, estrela, neve ou espécies de aves.
Cerca de metade dos sobrenomes letões têm origens letãs: Bērziņš, Kalniņš, Ozoliņš. Olha aí o primeiro da lista é o “Berzin”, sobrenome da família da minha mãe.
Menos comuns são os sobrenomes alemães, suecos e polacos, porém, recentemente têm aumentado os número de sobrenomes russos. Através do estudo dos sobrenomes é possível localizar as raízes da família numa determinada paróquia. Olha aí família, bem interessante fazer uma viagem para localizar mais Bērziņš e Minders pela Letônia!



Fonte: Além do que eu sei desde que me conheço por gente, a tradição leta passada de geração para geração... também pesquisei no site: http://www.latvia.eu




0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.