Dicas do Diário de Viagem - Leste Europeu

0



Isolados pelo comunismo até o começo dos anos 90 e considerados o "lado B" do continente até pouco tempo atrás, os países do centro e do leste da Europa estão agora no foco das atenções. Parte da lista dos dez novos integrantes da União Europeia desde maio de 2004, República Tcheca, Hungria, Polônia, Letônia, Estônia e Lituânia estão mudando não só o mapa, mas também a cara da Europa pelo menos a que a maioria de nós conhece. 

O Leste Europeu é um delírio para quem gosta de souvenires curiosos. Veja uma relação dos mais legais de alguns países: 

• Na Albânia, os cinzeiros em formato de bunkers merecem atenção mesmo dos não-fumantes. Eles fazem alusão aos mais de 700 mil abrigos construídos durante os 30 anos do regime comunista do ditador Enver Hoxha. 

• Na Áustria, o país da música clássica, as lojas especializadas oferecem uma imensa mostra de álbuns com as composições de grandes maestros interpretadas por orquestras como a Filarmônica de Viena. E também presentinhos, como bustos de Mozart, instrumentos em miniatura e partituras de clássicos.



• Os vinhos da Bulgária são bons e baratos, bem como a aguardente local, a rakia.

• Na Croácia, vale adquirir uma penkala, em homenagem ao homem que inventou a primeira caneta no mundo, Slavoljub Penkala.


• Se for visitar a Estônia, que vem se firmando como um país de festa, leve para casa o licor típico da região, o Vana Tallinn.

• A Hungria também chama a atenção pelo paladar. Seus temperos são famosos.

• A República Tcheca é a terra do absinto, e a famosa bebida tem o mesmo preço da cerveja. Conhecida no século XX como a “fada verde”, nome como era conhecido o destilado feito de absinto e anis. O apelido foi dado porque era comum ter alucinações depois de beber o preparado. A verdade é que o absinto sozinho é inofensivo. O problema é depois de destilado – o teor alcoólico é muito alto, chegando a inacreditáveis 70%.
Então, aprenda como beber o absinto, à venda em diversas casas de souvenir na República Tcheca.

1)    Coloque uma pequena dose em uma taça;
2)    Usando um suporte especial ou pequena peneira, coloque um torrão de açúcar suspenso sobre a taça;
3)    Despeje água gelada no torrão. A água derrete o torrão e dilui a bebida, deixando-a agradável.

• Na Polônia, há centenas de lojas de antiguidades. Se você tiver alguns euros a mais para gastar, invista nas porcelanas e pratarias.

• Para comprar pedras semipreciosas, a Eslováquia e a República Tcheca são as melhores.


• Não são apenas os persas os famosos produtores de tapetes. Os romenos mandam bem.

• As matrioscas russas são ótimos presentes. 



0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.